Vamos à praia?

Gente, tenho que dizer, depois de 3 dias super corridos aqui em Ottawa, entre: carregar malas do aeroporto para casa (2 ônibus e 1 trem); ir à prefeitura tirar o meu SIN (Social Insurance Number), espécie de CPF daqui; ver apartamento e fechar contrato de aluguel; abrir conta em banco e mais outros tantos “assuntos burocráticos”, eu bem que estava merecendo uma “folga”, concordam?

Foi quando Kamala, que me acompanhou em todas essas “peregrinação” (aliás, desde quando eu ainda estava no Brasil), me veio com esse convite: “Eu e o pessoal vamos fazer uma reunião na praia, você quer vir também?”

“Na praia???!!!”

Rapidamente mentalizei o ponto em que eu estava no Globo, só para ter certeza de que eu estava de fato a milhares de quilômetros da costa. Intrigada, mesmo sabendo que seria uma “reunião chata” de trabalho da AIESEC, a curiosidade falou mais alto e eu aceitei o convite.

“Ahhh… então essa é a ‘praia’. Assim sim.”

A “praia” a que Kamala se referia era, na verdade, um trecho da margem do Rio Ottawa, um dos maiores do Canadá, que se estende por toda a cidade e praticamente forma toda a fronteira entre as províncias de Ontário e Quebec.

De fato, havia ali, na “areia da praia”, dezenas de pessoas com a toalha estendida curtindo um banho de sol, jogando bola, freezbe (disco) e frescobol.

Enfim. Estavam lá achando o “máximo” (não é à toa que quando vêm ao Brasil eles se apaixonam).

É preciso dizer que eu cheguei no finalzinho do verão, que é tanto ou mais quente que o “nosso verão” em Recife. Nesse dia fez 32 graus. Fiquei lá sentada na toalha, de bermuda, camiseta do brasil e óculos escuros, curtindo aquele “solzinho” das 5 da tarde (aqui, nessa época, o sol não se põe antes das 8 ou 9 da noite).

Com um pouquinho de imaginação, olhando para as pequenas ondas quebrando na margem do rio, com aquele barulho de água e vento característico, deu até para me ver em uma “praia de verdade”. Só faltou mesmo aquele “vento salgado” e os sinos do vendedor que anuncia picolé, camarão, caldinho… 

Deixe um comentário

