E essa dor no peito?

E mal completou uma semana de “aventuras no Canadá” e já tive de ir ao médico.

Nada sério. Repentinamente, o calor dos primeiros dias (32º C) deu lugar a dias mais amenos e a noites um tanto quanto “geladas”. Meu organismo finalmente sentiu o peso das 10 “pressurizadas” horas de vôo, mais a diferença de clima e ambiente (muito seco) e sucumbiu a um resfriado.

Primeiro resfriado longe de casa. Começou “bobo”, mas acho que depois ficou bem “sabido”, porque evoluiu para uma tosse incessante acompanhada de uma crescente dor no peito.

Veio também pela primeira vez o peso da responsabilidade e certa solidão por estar “on my own” (por minha conta). Passei de olhos fechados o vick vaporub no peito imaginando ser minha mãe quem o passava e a seguir me cobria para eu dormir bem aquecida.

Enquanto isso, a alguns milhares de quilômetros, um pai e uma mãe mal conseguiam dormir tamanha a preocupação com a possibilidade de a filha estar com uma “pneumonia”. Superproteção ou não, a súplica de “por favor vá a um médico” atravessou o continente chegando ao outro hemisfério já como uma ordem, a ser cumprida de imediato.

No consultório “em casa” do “médico da família” (como eles chamam “clínico geral” por aqui), alguns casais de “vovôs e vovós” que pacientemente aguardavam a vez me fizeram companhia. Já na consulta, o médico, bastante compreensivo, assegurou que eu não tinha nada no pulmão e que “era apenas um resfriado”.

Sobre o “frio” que eu estava sentindo, ele explicou ainda que isso também aconteceu com ele, quando veio do Egito há mais de 20 anos, mas que isso era comum e que com o tempo todo mundo se acostuma. Era só uma fase de aclimatização. Ele mesmo estava atualmente dormindo com ar-condicionado.

Já quanto a “dor no peito”, ele só me perguntou uma coisa:

“Há quanto tempo você está no Canadá?”
“Uma semana”.
“Ahhh…” – como quem diz, “então é isso…”

E não disse mais nada.

Acho que é a isso que chamam “homesick”.

(Se “home” significa lar e “sick”, doente, poderia eu dizer que estava “doente de saudades de casa”?)

Deixe um comentário

