Guia dos Aventureiros: Agenda Cultural

Ilustração: Getty Images

Ilustração: Getty Images

Esteja onde você estiver, é sempre importante “estar por dentro” do que acontece na vida cultural dessa localidade: são shows, festivais e exibições em museus, entre tantas outras atrações, como Garage Sales.

Além da tradicional pesquisa no Google, se você for permanecer no mesmo local por um tempo mais longo, melhor ainda é se inscrever em newsletters estilo “Agenda Cultural”, como a do Ottawa Kiosk. Ottawa dispõe ainda de um site só com a Agenda de Festivais.

Já para viagens curtas, folhetos e encartes de museus e outras atrações distribuídos em centros de informação turística são ideais: além de fornecer a informação que você precisa, são ótimo material para futuros scrapbooks.

Uma boa dica é se inscrever nos e-mails de grupo das Comunidades Brasileiras (que provavelmente irão existir se você estiver em um local com mais de 1 milhão de habitantes). Em Ottawa, temos dois grupos: o Bino (ícone no menu direito do blog) e o Grupo Fale.

Esses grupos são bastante úteis, pois, além de sempre informarem sobre eventos brasileiros, como festivais latinos de cinema, eles também estão sempre organizando festas verde-e-amarelas para matar um pouco a saudade do Brasil. Oferecem, ainda, informações gerais, como anúncios (apartamentos para alugar, móveis para vender, serviços de tradução juramentada etc) .

Por fim, você pode ainda se cadastrar na Embaixada ou Consulado brasileiro da cidade, caso exista. Muitas vezes eles promovem festas e coquetéis em ocasiões especiais, como o Dia da Independência. A Embaixada Brasileira em Ottawa costuma ainda detacar eventos verde-e-amarelos em seu site. Mais que isso, a real importância desse cadastro está na Embaixada/Consulado ter os seus dados em caso de emergência. Sem querer ser dramática, imagine uma situação crítica (blecaute geral na cidade, atentado terrorista, terremoto, acidente aéreo etc), em que por algum motivo a sua família não consegue entrar em contato com você. É aí que entra em cena a ação da embaixada, para ajudar a localizá-lo.

Bem, agenda pronta, agora é só partir para novas experiências e descobertas.

Tenha uma boa aventura!

E aí? O que acharam das dicas? Alguma sugestão de outros métodos para saber sobre tudo que acontece na cidade “estrangeira” em que você se encontra?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: