Guia dos Aventureiros: Mantendo Contato

Exemplos de serviços de mensagens instantâneas (leitura e voz) e redes sociais. Na montagem: twitter, google talk, msn, gmail, skype, facebook e orkut.

Exemplos de serviços de mensagens instantâneas (leitura e voz) e redes sociais. Na montagem: twitter, google talk, msn, gmail, skype, facebook e orkut.

Não é nenhuma novidade: o mais difícil em qualquer viagem longa é enfrentar a distância da família e amigos.

Felizmente, a era digital tem o poder de aproximar pessoas. O objetivo desse post é dar dicas de tecnologias que podem ser utilizadas para esse fim.

Como os meios mostrados na imagem acima já são bastante divulgados e amplamente conhecidos, eu vou focar em um método de comunicação menos difundido, o VoIP (Voz sobre IP).

Okay, okay. O skype também oferece o serviço, mas, além de mais caro, na minha opinião é de menor qualidade.

Sobre o VoIP

Para quem não conhece a tecnologia, imagine poder fazer ligações gratuitas para praticamente qualquer ponto do globo. Esclareço desde já que não é completamente de graça, mas é quase. Vamos aos detalhes.

Nesses serviços, você paga uma taxa via cartão de crédito e ganha o direito de fazer ligações ilimitadas por um determinado período (60, 90 ou 120 dias). Depois que esse prazo termina, as ligações passam a ser cobradas com taxas simbólicas (1 ou 2 centavos por minuto), descontadas do seu total de “créditos” (aquela taxa que você pagou no início). Quando também esses créditos acabam, é só “recarregar” que o ciclo se reinicia (período grátis, seguido de desconto no saldo).

Como essas ligações são feitas?

Você liga a partir do seu computador (usando o microfone) e a pessoa atende do outro lado da linha pelo telefone, como em uma ligação normal. Embora nem sempre a ligação seja perfeita (pode haver eco, som atrasado, ruído etc), vale muito a pena. Uma dica é comprar um headset (daqueles utilizados em call-center), que pode ser encontrado nas lojas por um preço bastante em conta (a partir de 15 reais).

Caso você prefira ligar diretamente do seu telefone, esses softwares oferecem ainda a opção Phone2Phone, que, em contrapartida, cobra uma taxa por ligação. Além disso, é possível que o seu provedor de telefone cobre por essas chamadas, ainda que como se fossem ligações locais.

Escolhendo o serviço

Clique na imagem para acessar o 12VoIP.

Clique na imagem para acessar.

São várias as opções de serviços. Como escolher então? Tudo depende de onde você se encontra, pois cada empresa oferece um pacote diferenciado, limitado a determinados grupos de países espalhados pelo globo. De um modo geral, se você estiver em um país “desenvolvido”, como EUA/Canadá, a sua família poderá ligar de graça tanto para o telefone da sua casa/escola/trabalho, quanto para o seu celular. Já para ligações feitas ao Brasil serem gratuitas, só se for para um telefone fixo.

Um outro detalhe é que, como esses serviços são internacionais, normalmente a moeda de pagamento é o Euro. Como o valor da taxa cobrada pelo serviço gira em torno de 10 euros, no final equivale a você ter pago algo entre 25 e 30 reais.

Em relação às “ligações ilimitadas”, vale uma ressalva: se você for como eu e fala pelos cotovelos, há um momento em que o sistema acusa que você “ultrapassou a política de uso justo” e começa a cobrar pelas ligações. Caso isso aconteça, basta você passar um ou dois dias sem utilizar o serviço que as ligações voltam a ser gratuitas pelo tempo restante (há um contador que informa quantos dias faltam).

Passo a passo

Clique na imagem para acessar o JustVoip.

Clique na imagem para acessar.

1. Escolha o seu serviço VoIP. Particularmente eu gosto do 12VoIP, que oferece 90 dias de ligações grátis, e do JustVoIP (120 dias).

2. Faça o download do software e instale-o na sua máquina. Aconselho a escolher o idioma inglês (o português é de Portugal).

3. Cadastre-se e pague a taxa de 10 euros com o seu cartão de crédito.

4. Ligue à vontade (mas com moderação!)

12VoIP

Para finalizar, é importante ressaltar que, de nada vai adiantar o uso de tantas tecnologias se você não tiver a força de vontade necessária para manter contato com as pessoas que ama. Por tudo que você está vivendo em um “país estranho”, conseguir essa façanha pode ser bem difícil e, não importa o quanto você se esforce, sempre haverá alguém reclamando que você “está sumido”.

O jeito é seguir sempre tentando e dando o seu melhor. Um e-mail coletivo de vez em quando ajuda um bocado. Manter um blog então…

É isso. Espero que tenham gostado. Não deixem de mandar sugestões!

Anúncios

2 Respostas

  1. Oi Cintia! Tudo bem por aí?!
    Adorei esse seu post. MInha irmã (na Noruega) usa o voip do skype. Agora, me diz uma coisa… isso que você falou de poderem ligar daqui do BR pra o telefone fixo ou celular aí no Canada… esse 12voip tb tem esse sistema?
    Por que o Skype tem, mas não do Brasil para Canada. Uma amiga minha usa o Dial 55.com, mas só funciona do Brasil para os EUA. A gente liga pra ela, a preço de ligação local e cai no celular dela. Tô atrás de um desses para quando eu chegar por aí.

    Abraços

  2. Olá, Rossana! Tudo certinho.
    Não tinha me tocado que Andrea era sua irmã! Agora que notei o sobrenome.
    Tanto o 12voip quanto o Justvoip permitem que você ligue de graça para fixos e celulares do Canadá. Inclusive daqui mesmo eu posso fazer ligações para amigos em Toronto ou qualquer outra cidade. Você termina economizando até mesmo em ligações locais, para não gastar seus minutos do celular.
    O mais importante quando você estiver aqui é assegurar um plano de celular que ofereça o recebimento gratuito de ligações (unlimited free incoming calls), pois no Canadá o normal é pagar inclusive para receber ligações.

    Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: